terça-feira, 7 de abril de 2015

Cuidado com o email Sonya Smith sonyasmith77@hotmail.com É um scammer!


PÓS-ESCRITO DE OUTUBRO DE 2016: RECEBI NOVA TENTATIVA DE GOLPE, VINDA DO MESMO IP DO E-MAIL ABAIXO! PARA SABER MAIS: https://deutilidadepublicanainternet.blogspot.com/2016/10/nova-tentativa-de-golpe-e-mail.html

Atenção, atenção!

Se você chegou até esta postagem, é provável que esteja querendo saber quem é a tal de Sonya Smith ( sonyasmith77@hotmail.com ), que com certeza entrou em contato com você para comprar algo que você está vendendo pela internet.

Comigo foi um saxofone. Achei tudo muito estranho e fui cauteloso. Ela encontrou o anúncio no Mercado Livre. Passei meu email pra nos comunicarmos melhor, e a pessoa veio escrevendo em português horrível (de tradutor automático), dizendo pra eu calcular quanto ficaria o instrumento mais os custos de viagem ao endereço abaixo (provavelmente falso):

Name: Adetona Bolanle (ela disse que era um dos filhos dela para qual daria o sax de presente)
Address: 2111 Roche Court,Apt 319
Mississauga Ontario L5K 1T4
Country: Canada.

Para ser mais simpático, comecei a escrever em inglês, e ela passou a me responder num inglês correto, mas que não tinha nada de Canadense ou Britânico.

Pesquisei o endereço acima no Google Street e achei o lugar estranho e deserto, distante de qualquer centro urbano, mas até então não desconfiei de nada... Como não via a hora de vender meu saxofone que tanto me deu alegria e que agora precisava ser passado à frente enquanto eu mudava radicalmente de rumo e de vida, cheguei a me dar ao trabalho de ir até os Correios e até a DHL pra fazer um orçamento!

Ela, ou ele, disse que precisava dos meus números bancários, então eu dei, porque ninguém pode fazer nada com número de banco (só depósito). Obviamente, não forneci meu número de CPF.

No entanto, achei prudente pesquisar mais, e lancei o email sonyasmith77@hotmail.com no Google entre aspas (para buscas exatas). Pesquise você também e encontrará estes dois links (até agora, 2015):

https://evolucionando.wordpress.com/2013/10/30/aviso-el-timo-nigeriano-en-sitios-como-segunda-mano-ebay-y-similares-usando-paypal/

http://www.rubendariux.com/timo-nigeriano-en-segundamano/comment-page-29/

(Veja os comentários e não a postagem principal - em espanhol, os caras dos sites acima falam em "timo" nigeriano, ou seja, conto do vigário nigeriano, em sentido literal...)

Com eles, a pessoa entrou em contato pelo eBay, comigo foi pelo Mercado Livre, mas o método da armadilha é o mesmo. No segundo link acima, também foram enumerados outros emails que valem a pena você tomar nota. Sim, todos são nigerianos! Fui pesquisar o nome Adetona Bolanle e vi no Facebook vários perfis de meninas nigerianas. Mas, na verdade, descobri que o IP do e-mail é 65.55.90.88, ou seja, San Antonio, Texas, Estados Unidos! Nada de Nigéria, Londres, Canadá... Felizmente, o Gmail permite revelar o IP dos contatos. Procure mais a respeito.

A única certeza é que, através dos links acima, descobri que a pessoa deu um endereço falso e quis minha conta bancária para poder usurpar minha conta do PayPal (ou talvez do eBay ou similares). Cuidado com esse golpe que pede informações para conseguir senhas! É um golpe muito sutil e traiçoeiro, e também muito básico, mesmo de hackers, que me faz lembrar a época da escola, quando um colega de classe me fez uma pergunta pessoal qualquer e eu, ingênuo, respondi, e era a pergunta de verificação do meu e-mail para quando se clica em "perdi a senha"... Acontece que o/a golpista se ferrou, pois as minhas perguntas de verificação de segurança não são minha conta bancária, são perguntas mais pessoais!

Depois, ao ver que não conseguiria hackear minhas contas, disse que transferiu o dinheiro pelo Bank of America e que era para eu enviar o instrumento imediatamente, pois só depois de informar o código de rastreio conseguiria receber o pagamento. É mole? Tem gente que ainda cai nessas!

No final das contas, pedi pra ela me enviar informações pessoais pra eu ter a certeza que era uma pessoa real. Enviou nome, um endereço completo em Londres na estreita Newman Street, conforme vi no mapa do Google), e até mesmo número de carteira de habilitação, que serviria de carteira de identidade! Aí, me enviou o seguinte:

O que eu fiz? Lancei esse outro endereço no Google e encontrei o seguinte link num site de denúncia de scammers (são pessoas que tentam pegar informações pessoais pela internet através de perguntas e armadilhas):

https://www.scamwarners.com/forum/viewtopic.php?f=42&t=41241#p100892

Sim, o cara ou mulher é um(a) scammer. Usa esse endereço falso há tempos. Que burro. Mais burro ainda quem cai nessa tática explícita e leva prejuízos. Pior: ele ou eles (se forem um grupo) já devem ter enganado muita gente, pois o link acima é de 2012... E gente do mundo todo, como você deve ter reparado (os links que eu postei são de pessoas escrevendo em espanhol, em inglês...)

Por final, enviei mensagem amedrontadora afirmando que a máscara havia caído e que a polícia iria buscá-lo na Nigéria. O cara deve ter se cagado, pois depois disso nunca mais deu as caras...

Só tenho uma pergunta que não quer se calar e se alguém souber, por favor, me informe nos comentários ou no fernando.280@gmail.com: se eu enviasse o saxofone para o endereço do Canadá, teria algum nigeriano ou qualquer outro sujeito lá para receber?! E por que o IP é de San Antonio?! É uma rede de golpistas e traficantes tão espalhada assim?! Mas tão geograficamente distantes?! Ou o cara apenas queria dados mais sigilosos e financeiros, bancários e do Paypal, e pouco importa o produto? Este é o mais provável, é claro, em se tratando de scam. Muito, muito estranho...

Escrevo esse post para você ficar ligado! Eu sou esperto e cauteloso, mas muita gente é ingênua.

Mas atenção: agora que este email ( sonyasmith77@hotmail.com ) está sendo denunciado pela internet, o(s) calhorda(s) pode(m) utilizar outro email. Pior: deve(m) usar VÁRIOS emails, há muito tempo. Apesar disso, o método é sempre o mesmo. Então, tome muito cuidado! Avalie sempre o método usado pelo interlocutor. Sempre há alguma brecha, alguma inconsistência, alguma mentira... Fiquemos de olho. Abraços

PÓS ESCRITO DE OUTUBRO DE 2016: RECEBI NOVA TENTATIVA DE GOLPE, VINDA DO MESMO IP DO E-MAIL ACIMA, DE OUTRO E-MAIL! PARA SABER MAIS: https://deutilidadepublicanainternet.blogspot.com/2016/10/nova-tentativa-de-golpe-e-mail.html




2 comentários:

  1. Aun esta actuando pero su nuevo correo es soniasimth... Me acabo de contactar para comprar un iPad

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Si! Tome cuidado! Não venda nada para quem não pagar antes!

      Excluir